domingo, 12 de fevereiro de 2012

Dependência Emocional

Quando amar significa sofrer, estamos amando demais."
"Amar se torna demais quando nosso parceiro é inadequado, desatencioso ou inacessível e, mesmo assim, não conseguimos abandoná-lo."
Robin Norwood

A dependência emocional é um transtorno que se caracteriza pelo medo que sentimos da liberdade e tem como característica comportamentos submissos, falta de auto confiança, indecisão, dificuldade de dar limites e também por um temor exagerado do abandono, da solidão; logo, medo da separação.
Esse transtorno possibilita a construção de uma prisão interior, de uma tirania, através do medo, da passividade, da negação da realidade e dos sentimentos de culpa. Essa forma de se relacionar, disfuncional, pode se apresentar no âmbito afetivo, familiar, social, no trabalho, no social e no econômico.

É muito perigoso pois é progressivo. É a "doença" do "ainda": ainda não fez coisas insanas, mas vai acabar fazendo, podendo até levar à morte por causa da tensão excessiva que é causada por esse "vício". Sozinhos não podemos lidar com esse transtorno; só através de grupos de auto-ajuda e com psicoterapia.

Não só as mulheres são acometidas por esse transtorno, os homens também. Eles se apresentam obcecados pelo trabalho, por esporte ou por hobbies, enquanto as mulheres, por forças culturais e biológicas são mais acometidas desse mal, com forte tendência a se tornarem dependentes de relacionamentos com homens complicados, difíceis e distantes.

"Se quisermos mudar nossa vida, é mais importante mudarmos as atitudes do que as circunstâncias. A menos que mudemos as atitudes, é improvável que as circunstâncias, realmente, possam mudar um dia."
Robin Norwood

Oração da Serenidade

Concedei-me Senhor,
A Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar,
A Coragem para modificar aquelas que posso
E Sabedoria par
a distinguir uma da outra.

Só por hoje!!!!

fonte: http://www.ritagranato.psc.br/
******
Então meninas ac
ho que tenho dependência emocional neh, pelo que vi tmb é um transtorno, sinto-me mto apega a determinadas pessoas que nem conheço direito, muitas vezes no trabal
ho, e isso me leva a um eforço extremo pra conquistar, e ser querida, e bem vista por essa pessoa e muitas vezes pra outra pessoa apenas sou mais uma amiga, mais uma conhecida, uma colega de trabalho, ai me ferro neh rsrsr
Bom apesar disso tudo emagreci to com 73.7 não é mta coisa mas já to ficando mais feliz neh.
Amanhã começo um NF, iria comer só salada mas acabou o alface aki em casa então vou fazer NF
espero conseguir seguir certinho.... e prometo vir aki mais vvezes essa semana tah... Bjos amo vcs obrigada pelo carinho.

Um comentário:

  1. Estude bem sobre isso, pesquise... Pois há diferença entre o "sofrer por amor" usual e o depender da pessoa, atrapalhando teus hábitos de saude, trabalho, social etc, como viver só para a pessoa, por isso peço q pesquise bem.

    E se teu caso for positivo, estamos aqui pra te apoiar e ajudar.
    Beijos flor!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário
Deixe seu recadinho, sua opnião....
Sua ajuda é muito importante pra mim....
Bjos Tatis